É ok ter objetivo estético?

É ok ter objetivo estético?

A resposta curta é sim, mas, como sempre, há uma grande dose de nuances quando se trata de determinar se alguém está pronto para buscar objetivos estéticos. Reconheço plenamente e acredito que toda mulher tem o direito de escolher o que quer fazer com seu próprio corpo, mas acho que precisamos ser realmente honestos conosco ao embarcar nessa empreitada.

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Se você é como a maioria das mulheres ocidentais, é provável que você tenha tentado manipular e moldar seu corpo por anos, ou foi uma busca significativa em algum momento de sua vida.

Muitas das mulheres na minha vida e aquelas com quem trabalho não se lembram de uma época em que não estavam ativamente tentando mudar seus corpos por meio de dieta e exercícios, e eu estava no mesmo barco até alguns anos atrás.

Naquela época, decidi que meu bem-estar mental e emocional superava minha aparência física, e aceitei que tinha que desistir totalmente de objetivos estéticos. Eu não tinha certeza se isso seria uma separação permanente ou temporária, mas eu sabia que uma quantidade suficiente de espaço era necessária para curar.

Este espaço significava:

Comer de acordo com os sinais do corpo, não com as regras estabelecidas por outra pessoa.
Comendo por prazer, permanecendo presente no momento.
Sentado com meus impulsos para voltar a controlar a minha ingestão de alimentos e ficar curioso sobre eles.
Aceitando a noção de que posso ganhar alguns quilos e me perguntando como isso afetaria minha vida. Spoiler: Eu fiz, e isso não aconteceu.
Envolvendo-me com um círculo social de apoio e gastando tempo sozinho em um esforço para filtrar as camadas de minha alimentação desordenada, obsessão do corpo e tumulto interior.
Conscientemente escolhendo não me pesar ou gastar muito tempo no espelho.
Exercício de prazer ou em busca de metas baseadas no desempenho, não por um desejo de mudar a aparência do meu corpo.
Gastando meu tempo agora livre aprendendo e fazendo coisas que me interessavam. Com toda a honestidade, a lista foi muito curta no começo, e isso tende a acontecer quando nossas vidas estão completamente embrulhadas em nossas dietas e fitness.

Pode ser extremamente difícil normalizar nossos pensamentos e comportamentos em torno da comida e ver nossos corpos através de uma lente diferente quando estamos em busca do mesmo objetivo que tivemos durante anos: manipular nossos corpos.

Nossos cérebros terão dificuldade em separar a busca por mudanças estéticas de nossos hábitos anteriores.

Como tal, eu normalmente recomendo a remoção completa dos objetivos estéticos da equação por um período de tempo (que varia para cada pessoa). Isso faz com que a maioria dos clientes fique extremamente desconfortável no começo, como as mudanças geralmente acontecem.

Mas se você parar e pensar sobre isso, a maneira como você tem feito isso nos últimos meses, anos ou décadas provavelmente não tem funcionado para você. Então, por que não tentar uma abordagem diferente?

Embora esse conceito possa fornecer uma grande dose de angústia inicialmente, a liberdade emocional e mental experimentada logo após mergulhar nessa abordagem é, muitas vezes, uma mudança de vida. Tempo, energia e recursos preciosos agora podem ser utilizados em outros lugares, e isso pode parecer uma segunda chance de vida.

Esta alta inicial geralmente desaparece após os primeiros dias ou semanas, já que as regras dietéticas nas quais confiamos tão intensamente acabaram, e não aprendemos a confiar em nós mesmos ou em nossos corpos. O medo do ganho de peso e a necessidade de controle voltam.

Eu não posso reiterar isso o suficiente: o processo de desaprender as regras da dieta, conectar-se com nossos corpos e estabelecer uma relação de confiança e sem estresse com a comida e nossos corpos leva tempo. Isso geralmente significa vários meses, se não anos. Ainda vale a pena? Absolutamente.

Eu trago a montanha-russa emocional e o compromisso de tempo necessário para o processo de cura para ilustrar por que as metas estéticas geralmente não são apropriadas durante esses estágios. Altos e baixos são abundantes, e metas superficiais apenas turvam as águas.

Muitas vezes pensamos que podemos realizar as duas coisas ao mesmo tempo, mas o tempo necessário para alcançar a liberdade alimentar é muito menor se liberarmos a estética da equação.

Os fluxos e refluxos acabarão por se igualar após uma quantidade suficiente de introspecção, dedicação, paciência, compaixão e tempo.

Estou pronto?

Uma vez curados da relação tumultuada com a comida e o corpo, muitos acham que a busca de objetivos estéticos é completamente desagradável, enquanto outros decidem mergulhar de novo na lagoa dos objetivos estéticos. Neste momento, eu recomendo perguntar a si mesmo as seguintes perguntas e ser realmente honesto com as respostas.

Por que eu quero mudar meu corpo?

Se perseguir o objetivo de angariar a atenção, validação ou aprovação dos outros, eu me precaveria contra isso.

O que espero ganhar com a mudança física?

Se você está esperando ganhar a felicidade recém-descoberta de um corpo menor ou mais magro, eu aconselharia contra isso.

Como vou responder se meu corpo não mudar da maneira que eu gostaria?

Se você está antecipando uma reação de auto-aversão e decepção se o seu corpo não muda da maneira que você espera, eu aconselharia contra isso.

Esse desejo está enraizado em como os outros me percebem? Ou outras definições de beleza ou atratividade (ou seja, se outros humanos não estivessem ao meu redor, eu ainda desejaria seguir esse objetivo)?

Se o seu objetivo está enraizado nas definições de beleza / atratividade dos outros, em vez do seu próprio, então eu teria cautela contra isso. ** Isso é difícil de desfazer, já que a maioria de nossas percepções de beleza está profundamente enraizada nos ideais da sociedade. Perguntar a si mesmo se você ainda deseja a aparência do X (como mais músculo ou um bumbum maior) se as tendências se afastarem desse ideal é um bom lugar para começar.

Eu gasto algum tempo ou energia me sentindo culpado por minhas escolhas alimentares?

Se você ainda está atribuindo emoções negativas às escolhas alimentares, então eu aconselho contra isso.

Eu como para lidar com emoções?

Se você está comendo para lidar com as emoções muitas vezes, especialmente inconscientemente, então eu cautela contra isso.

Eu honro meus sinais de fome e saciedade na maior parte do tempo?

Se você está frequentemente ignorando as dicas de fome e saciedade, eu aconselharia contra isso.

Sinto-me energético, tanto fisicamente como mentalmente, como resultado dos alimentos que como? (ou seja, eu estou me abastecendo adequadamente)?

Se você está se sentindo uma merda devido à qualidade ou quantidade insuficiente de comida, então pode haver um problema de saúde em jogo, você ainda pode estar comendo calorias ou sua dieta consiste principalmente em alimentos processados. Em qualquer um desses cenários, eu aconselharia contra isso.

Eu sou capaz de pisar na escala ou usar outra medida objetiva com desapego emocional aos números?

Se você está sentindo respostas emocionais ao número na escala ou ainda com muito medo do número, eu me precavido contra isso.

Quais são os sacrifícios que esse objetivo exigirá? Estou disposto a aceitar essas trocas?

Se você não está disposto a aceitar os sacrifícios necessários para fazer essas mudanças, isso é completamente justo e compreensível. A liberdade é tão boa que eu me precaveria contra isso.

Se minha mente começar a voltar a padrões antigos, tenho uma estratégia de saída?

Se você não tem uma estratégia de saída, rede de segurança ou sistema de suporte, se você começar a reverter para padrões antigos, eu teria cautela contra isso. ** Não podemos prever o futuro, e antigos padrões de pensamento podem ressurgir ao embarcar em metas com base na aparência. Reconhecer essa possibilidade é importante, assim como ter um plano para gerenciar esse resultado potencial.

Estou planejando seguir esse objetivo com atenção? Estou planejando alavancar um coach para me orientar no processo?

Se você não sabe como fazer mudanças de maneira lenta, equilibrada e controlada e / ou não quer contratar alguém para ajudar? Eu aconselharia contra isso.

Julgo os corpos de outras mulheres? Ou me sinto mal se uma outra mulher é mais magra, mais magra, mais musculosa, etc. do que eu?

Se a resposta for sim, ainda há mais para descompactar em relação a como você define o seu valor, além de outras mulheres. Eu aconselharia contra isso.

Exercício em um esforço para “desfazer” minhas escolhas de comida ou bebida do (s) dia (s) anterior (es)? Estou me exercitando para controlar a aparência do meu corpo?

Se a resposta for sim para qualquer uma dessas perguntas, então eu teria cautela contra isso.

As respostas preferidas para algumas dessas perguntas são óbvias, enquanto outras são mais sutis. Não há necessariamente uma resposta certa ou errada para muitos deles, mas é claro quando as intenções estão enraizadas em emoções negativas ou validação externa. É isso que queremos evitar.

Você pode ver que existem várias facetas de um sólido relacionamento com a comida e nosso corpo, e a lista acima certamente poderia ser estendida. Mas essas questões servem como um sólido ponto de partida para uma introspecção honesta sobre o seu desejo de mudar seu corpo.

No final, se você se sentir à vontade com suas respostas a essas perguntas e decidir embarcar em mudanças estéticas, então é ótimo! Cada mulher tem o direito de tomar essa decisão por si mesma.

Minha esperança é que você se permita o tempo e o espaço para realmente curar antes de mergulhar nesse empreendimento. Você pode começar e rapidamente descobrir que na verdade não é o que você está procurando, ou você pode achar que você é capaz de manter sua estética em perspectiva.

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